sábado, 25 de setembro de 2010

29ª BIENAL DE ARTE ABRE SUAS PORTAS

Inicia hoje a 29ª Bienal de Arte de São Paulo. Aproveitem para visitar a Bienal, que terá os trabalhos expostos até o dia 12 de dezembro. Com tanto tempo não há desculpas para não ir. Como são muitos trabalhos em exposição, é aconselhável mais de uma visita, para que se possa ver as obras com calma.

Horários de funcionamento
De 2ª a 4ª feira: das 9 às 19h.
5ª e 6ª feira: das 9 às 22h.
Sábado e domingo: das 9 às 19h.
Entrada gratuíta

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ARTE ABSTRATA

A arte abstrata surge no início do século XX, criada pelo pintor Kandinsky (1866-1944). Na arte abstrata o artista não tem o compromisso de representar a realidade. Ele não pinta figuras reconhecíveis. Pelo contrário, busca expressar sentimentos e emoções e para isso ele utiliza as cores. É como se as cores representassem sentimentos. Já que os sentimentos não são figurativos, nada melhor para representá-los do que a arte abstrata. As tintas são aplicadas livremente na tela, como se o pincel dançasse pela tela. E o resultado do trabalho o pintor só conhecerá ao final. Não há um planejamento antecipado. Esse primeiro tipo de arte abstrata, que deseja expressar sentimentos e emoções é chamada de ARTE ABSTRATA INFORMAL.

Composition IV,  1911, Kandinsky

Posteriormente surgem outros estilos de arte abstrata, onde não há mais o objetivo de expressar sentimentos ou emoções. Desses estilos podemos citar:
 ARTE ABSTRATA GEOMÉTRICA, que visa apenas explorar as formas geométricas e linhas;

Composição VIII, 1923, Kandinsky

 NEOPLASTICISMO, que utiliza apenas cores primárias e não-cores, com linhas verticais e horizontais;
Composição A, 1923, Mondrian

ACTION PAINTING ou Pintura de ação, onde não há o uso dos pincéis aplicados diretamente na tela, o artista utiliza trapos de pano, grossos borrões de tinta ou até o próprio corpo para pintar.

                      Lavender Mist: Number 1, 1950, Pollock           Jackson Pollock criando uma Pintura de Ação

VOCÊ SABIA???
Que Kandinsky só criou a arte abstrata porque um belo dia ele chegou em seu ateliê e viu um quadro caído em seu cavalete. Ele não conseguiu identificar a figura retratada no quadro, mas aquelas cores despertaram nele uma certo sentimento, uma emoção. Ao se aproximar ele percebeu que aquilo nada mais era do que seu próprio quadro (figurativo) caído de cabeça para baixo e por isso ele não havia identificado a figura. Aquele episódio fez ele refletir sobre a arte, fez ele pensar que a arte não precisa ter figuras reconhecíveis para despertar emoção. Com isso surgiu a arte abstrata.

sábado, 18 de setembro de 2010

PROVÃO...



Atenção alunos da 7ªB e 8ªC, preparem-se para o provão que acontecerá semana que vem. Desejo a vocês boa sorte e espero que muitos tirem a nota máxima, mas para que isso aconteça é importante estudar. Se ainda tiverem alguma dúvida, poste no comentário para que essa dúvida não te acompanhe durante a prova. Cairá no provão o conteúdo estudado de Julho a Setembro.


Boa sorte!!!

ARTE FIGURATIVA

A arte figurativa deseja representar objetos, seres, pessoas paisagens com formas reconhecíveis para quem visualiza. O objetivo do pintor é que o apreciador visualize a obra e identifique a figura. A imagem / figura é muito clara para quem vê. Na maioria das vezes o artista irá utilizar as cores da realidade visual, buscando representar a realidade na tela. A pintura é planejada, pois o pintor cria esboços ou mentaliza o que deseja pintar antecipadamente.

               "Mona Lisa",                                "Meninas ao Piano",
          Leonardo da Vinci                                       Renoir

"HÁ SEMPRE UM COPO DE MAR PARA UM HOMEM NAVEGAR", Jorge de Lima

A 29ª Bienal de Arte de São Paulo está chegando, como o título "Há sempre um copo de mar para um homem navegar". No dia 25 de Setembro a Bienal de Arte, que acontece no Parque do Ibirapuera, abrirá suas portas para que o que há de mais interessante e contemporâneo em arte, com artistas de vários países expondo seus trabalhos. A exposição é gratuita e se encerra em 12 de dezembro. É um evento que deve ser apreciado por todos, já que a próxima Bienal só acontecerá daqui a 2 anos.

"A 29ª Bienal está ancorada na ideia de que é impossível separar a arte da política. A mostra vai pôr seus visitantes em contato com maneiras de pensar e habitar o mundo para além dos consensos que o organizam e que o tornam ainda lugar pequeno, onde nem tudo ou todos cabem. Vai pôr seus visitantes em contato com a política da arte.
Pretende, por tudo isso, envolver o público na experiência sensível que a trama das obras expostas promove, e também na capacidade destas de refletir criticamente o mundo em que estão inscritas. Enfim, oferecer exemplos de como a arte tece, entranhada nela mesma, uma política".

Logo na entrada do prédio da Bienal, ocupando todo o vão central, estará a instalação de Nuno Ramos, "Bandeira Branca" (obra exposta anteriormente no CCBB, de Brasília), provocando grande impacto no espectador:
"No interior de uma grande área delimitada por uma rede, estarão três peças geométricas, três postes de areia negra, três urubus vivos em ambiente em que se ouve as músicas Bandeira Branca (cantada por Arnaldo Antunes), Carcará (por Mariana Aydar) e Boi da Cara Preta (por Dona Inah). 'Os urubus ficam voando e parece um réquiem, bem calmo, na árvore do mau agouro, o Goeldi (artista) explícito', afirma Nuno Ramos. No fim das músicas, os três cantores se unem num coro que diz: Nada é." (O Estado de São Paulo, 12/08/10).

ESTAMOS ANSIOSOS PARA VER ESSE E OUTROS TRABALHOS QUE ESTARÃO EXPOSTOS!

Para maiores informações, acesso o site da Bienal: http://www.fbsp.org.br/

sábado, 11 de setembro de 2010

SERÁ QUE É ARTE???

Muitas vezes vemos em exposições algumas obras que nos causa um grande questionamento: "Será que isso é arte?", "O que faz algo ser uma obra de arte ou não?". Atualmente nos deparamos com um tipo de arte chamada ARTE CONCEITUAL. É o tipo de arte que realmente nos leva a questionar, pois o que o artista na verdade quer é que o conceito, a ideia seja mais importante do que a obra. Dessa forma, ao observar obras de arte que nos parecem estranhas devemos nos perguntar: "O que o artista quis dizer com esse trabalho?", "Qual a ideia, o pensamento ou questionamento  que está por trás do trabalho?". Essa é uma dica para ajudar a entender a ARTE CONCEITUAL. Aí vão algumas imagens para que vocês possam se questionar:
"ISSO É ARTE?"
"O QUE O ARTISTA QUIS DIZER? QUAL A IDEIA OU PENSAMENTO QUE ESTÁ POR TRÁS DO TRABALHO?"

 VAMOS VIAJAR NO MUNDO DA ARTE!!!

“Cospe ou Engole?”, Sérgio Baptista

“Primeiro auxílio”, Joseph Beuys

Sobre aviões e anjos, Mirea Cantor

“Civilização ocidental cristã”, León Ferrari


terça-feira, 7 de setembro de 2010

O CORPO DO SOM

O grupo Barbatuques tem um trabalho maravilhoso produzindo música e utilizando como instrumento o próprio corpo... sim, nosso corpo é um instrumento musical, onde podemos extrair diversos sons. É um grupo referência em percussão corporal, que unindo palmas, estalos, batidas, mãos e pés aos efeitos vocais, canto e, eventualmente, algum instrumento musical cria sons incríveis.

"Todo indivíduo tem um corpo sonoro e um imaginário musical próprio. A expressão do som que sai de cada corpo humano é talvez a forma mais antiga de se fazer música e de gerar comunicação em diferentes culturas... O Barbatuques é um grupo musical que se afirma principalmente por resgatar sons orgânicos e tribais colocando-os em diálogo com sonoridades contemporâneas e celebrando o corpo humano como fonte infinita de música" (Encarte do DVD Barbatuques - Corpo do som)

Aí vai um trecho de um show para que vocês possam apreciar um pouco o trabalho do grupo. Se quiserem conheer um pouco mais é só visitar o site: http://br.barbatuques.com.br/


Um convite à 4ª série para viajar no incrível mundo do próprio corpo e descobrir o rico instrumento musical que cada um possui.

sábado, 4 de setembro de 2010

AGUARDEM...

As releituras da obra "Dama com um arminho", de Leonardo da Vinci, já foram entregues e estão muito criativas. Em breve estarão expostas na escola para a apreciação de todos.

CONCURSO CAPA DE CADERNO 2010

A aluna Larissa (4ªD) está concorrendo ao concurso municipal "Capa de Caderno 2010", cujo tema do desenho era "O melhor lugar do mundo é..." Estamos torcendo por você Larissa e esperamos ver o seu desenho nas capas dos cadernos de 2011.

O melhor lugar do mundo é a escola
Larissa, 4ª D

MOMENTO RETROSPECTIVA!

Vamos voltar ao ano de 2009 e rever algumas fotos dos trabalhos de arte dos alunos de 1ª a 4ª série na Mostra Cultural. Obrigada profª Edleuza pelo envio das fotos.


Pinturas com guache, 4ª séries
Inspiradas nas obras do artista Romero Brito

Suspensos no ar (1º plano): os trabalhos da 4ª série - Romero Brito
No 2º plano: autorretratos da 1ª série
Ao fundo: Pinturas da 1ª série: minhas brincadeiras prediletas, inspiradas na obra de Portinari

  

   

3ª série: pinturas inspiradas em Aldemir Martins

  
2ª série e a os seres fantásticos que lhes causa medo.

Infelizmente faltaram as fotos dos trabalhos fantásticos da EJA sobre grafite e patrimônio cultural. Parabéns a todos os alunos e seus trabalhos.