sábado, 18 de setembro de 2010

"HÁ SEMPRE UM COPO DE MAR PARA UM HOMEM NAVEGAR", Jorge de Lima

A 29ª Bienal de Arte de São Paulo está chegando, como o título "Há sempre um copo de mar para um homem navegar". No dia 25 de Setembro a Bienal de Arte, que acontece no Parque do Ibirapuera, abrirá suas portas para que o que há de mais interessante e contemporâneo em arte, com artistas de vários países expondo seus trabalhos. A exposição é gratuita e se encerra em 12 de dezembro. É um evento que deve ser apreciado por todos, já que a próxima Bienal só acontecerá daqui a 2 anos.

"A 29ª Bienal está ancorada na ideia de que é impossível separar a arte da política. A mostra vai pôr seus visitantes em contato com maneiras de pensar e habitar o mundo para além dos consensos que o organizam e que o tornam ainda lugar pequeno, onde nem tudo ou todos cabem. Vai pôr seus visitantes em contato com a política da arte.
Pretende, por tudo isso, envolver o público na experiência sensível que a trama das obras expostas promove, e também na capacidade destas de refletir criticamente o mundo em que estão inscritas. Enfim, oferecer exemplos de como a arte tece, entranhada nela mesma, uma política".

Logo na entrada do prédio da Bienal, ocupando todo o vão central, estará a instalação de Nuno Ramos, "Bandeira Branca" (obra exposta anteriormente no CCBB, de Brasília), provocando grande impacto no espectador:
"No interior de uma grande área delimitada por uma rede, estarão três peças geométricas, três postes de areia negra, três urubus vivos em ambiente em que se ouve as músicas Bandeira Branca (cantada por Arnaldo Antunes), Carcará (por Mariana Aydar) e Boi da Cara Preta (por Dona Inah). 'Os urubus ficam voando e parece um réquiem, bem calmo, na árvore do mau agouro, o Goeldi (artista) explícito', afirma Nuno Ramos. No fim das músicas, os três cantores se unem num coro que diz: Nada é." (O Estado de São Paulo, 12/08/10).

ESTAMOS ANSIOSOS PARA VER ESSE E OUTROS TRABALHOS QUE ESTARÃO EXPOSTOS!

Para maiores informações, acesso o site da Bienal: http://www.fbsp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário